Vibe do Amor

Ideias de amor desinteressado

Reencontro de irmãos Sírios no Brasil 18/03/2015

Filed under: Amor,Social — vibedoamor @ 12:47
Tags: , , , ,
A Síria vive um intenso conflito há quatro anos! Muitas pessoas podem pensar que isso não nos afeta, mas, sendo habitantes do mesmo planeta, somos diretamente afetados.
0a34291312
Não existem barreiras e nem fronteiras terrestres no mundo do amor desinteressado. Por isso, o sofrimento do oriente médio nos atinge diretamente e o Brasil vem sendo o país recordista de acolhimento de sírios que chegam em busca de proteção e na expectativa de viver uma vida livre de violência. Hoje são 1.700 refugiados sírios no Brasil, de acordo com o Ministério da Justiça.
Essa ação de amor e solidariedade internacional foi terreno fértil para a história de quatro irmãos refugiados, que, como muitas outras famílias, foram marcados pelo medo, pela separação e pela saudade.
A guerra separou Armin (24 anos), Abd Alrahman (22), Ebraheem (20) e Youness (5) por cerca de três anos. No final de 2012, quando o conflito já afetava gravemente a população civil, Armin e Ebraheem decidiram atravessar a fronteira em busca de melhores condições de vida no Líbano. Eles tentavam fugir das fileiras do Exército nacional, mas, o irmão Abd Alrahman não teve a mesma sorte e, nessa época, já tinha sido incorporado às forças armadas. Por isso, a família foi separada e os pais Adeeb e Hanaa também ficaram na Síria com Abd Alrahman e o pequeno Youness.
Em Beirute, os dois irmãos que haviam conseguido escapar enfrentaram novas dificuldades e, após um ano, decidiram procurar embaixadas de diversos países para pedir proteção. Receberam resposta negativa em todas. Então, um amigo lhes recomendou procurar a embaixada do Brasil que passou a desburocratizar a emissão de vistos para cidadãos sírios e de outras nacionalidades afetadas pelo conflito. Assim, os dois irmãos conseguiram sair do Oriente Médio.
© ACNUR/ D.Felix
Armin e Ebraheem chegaram a São Paulo em dezembro de 2013 e, logo em seguida, mudaram-se para Brasília. Com o apoio da comunidade árabe local, começaram a procurar emprego e a planejar a vinda do resto da família. Ebraheem recebeu uma oportunidade para trabalhar como garçom, mas Armin, que tinha anos de experiência em hotelaria, não foi tão feliz e decidiu se mudar para o Rio de Janeiro. Na Cidade Maravilhosa, sua sorte começou a mudar. Ele procurou a Caritas e foi ser vendedor na livraria da igreja.
Além disso, Armin ficou amigo de um suíço que se comoveu com sua história e lhe ofereceu um apartamento. A essa altura, seus pais e seu irmão caçula já haviam conseguido se transferir para Brasília e, em outubro de 2014,  voltaram a viver juntos.
Pouco tempo depois, Abd Alrahman conseguiu deixar o Exército Sírio e atravessar a fronteira do país com a Turquia. Depois do trâmite com a embaixada brasileira em Ankara, ele conseguiu vir ao Brasil e aconteceu o reencontro da família no dia 29 de dezembro de 2014. De lá para cá, todos vivem juntos no Brasil e tentam reconstruir suas vidas que, apesar de marcadas pelos horrores de uma guerra, ganham um novo fôlego de esperança e amor.
 

Deixe um comentário