Vibe do Amor

Ideias de amor desinteressado

Capitães da Areia, daqui e daí! 30/11/2011

(Por Gabriela)

Eu já estou devendo este Post há algum tempo e resolvi que este seria o momento mais apropriado. Eu sou louca por Jorge Amado, aliás, quem não é? Até meu nome vem de um romance do Jorgito! Mas, a história mais marcante sempre foi a que contava a vida de diferentes crianças e jovens que moravam em um velho trapiche e viviam do fruto do banditismo nas ruas de Salvador. A narrativa é tão linda, inspiradora e interessante que passamos a enerxergar aqueles meninos com outros olhos. A valentia de cada um, a história de cada vida abandonada, a falta de medos e o lindo amor de Pedro Bala e Dora marcaram a adolescência de muitos. E olha que tudo isso foi escrito em 1937, hein? É, acho que Jorge Amado tem a sua parcela de culpa na definição deste caminho que escolhi seguir…

Daí que o livro Capitães da Areia virou um lindo filme, integralmente baiano e dirigido pela neta do Jorge: A Cecília Amado. Como a minha amada tia Arany Santana (sim, a irmã da minha mãe) é atriz e participou das gravações para encarnar lindamente a mãe de Santo Aninha, eu tive acesso à algumas informações que me fizeram amar ainda mais essa produção! Todas as crianças que trabalham no filme são baianas e viviam em situação de risco. A idéia era aproximar o romance da realidade das ruas de Salvador e, por isso, não foram recrutados atores, mas capitães da vida real. Durante os meses de gravação, todos eles passaram a frequentar a escola e desenvolveram o amor pela arte ao descobrirem suas capacidades e vocações para representar! O filme vai muito além da arte e se tornou um verdadeiro projeto social que levou educação, amor e esperança para estas crianças e suas famílias (nhoi!)

Aqui na África existem muitos Capitães da Areia e as ruas estão cheias dessas mesmas carinhas que acostumados ver no Brasil. Por aqui existe o famoso fenômeno das crianças bruxas, conhecidas como schegués. Muitas famílias acreditam que suas crias estão possuidas por alguma feitiçaria e estes menores vão parar nas ruas, engrossando o número de crianças abandonadas em situação de risco. Essa crença não passa de uma manobra psicológica para que os pais possam abrir mão dos filhos que não podem criar. O único problema é que muitas crianças realmente acreditam que são bruxas e que são capazes de fazer o mal. Hoje existem algumas organizações bem bacanas e pessoas incríveis que trabalham com esses menores na tentativa de levar abrigo e, sobretudo, muito amor para suas vidas. Mas, isso é matéria para outro post… aguardem!

Por enquanto ficamos com a recomendação de que assistam ao filme (fica a delícia do trailler para aguçar o gostinho de quero mais) e uma imensa saudação à linda obra de Jorge Amado e à linda Bahia dos meus sonhos, dos seus encantos e axés! Salve Jorge! Salve a Bahia! Salve a África! Salve a Capoeira! Salvem as crianças!

PS – Estou fazendo Capoeira! Já tive duas aulas….

 

IGK – Instituto Guga Kuerten 29/11/2011

Filed under: Amor,Social — vibedoamor @ 10:30
Tags: , , , ,


(por Malini DD)
Hoje vamos falar sobre o IGK – Instituto Guga Kuerten.
Pra quem tava em Marte nos últimos 15 anos, Gustavo Kuerten foi o maior tenista do Brasil!! (“foi” só porque ele se aposentou em 2008, ok?). E meu pai amaava o Guga, minha mãe aaama o Guga e a Tiemi também! hihi
Bem, mas vamos ao que interessa né?
O super Guga nasceu em Florianópolis/SC e começou a carreira profissional dele em 1995. Daí que em 1997 ele já era o número 2 do país, e daí pra frente foi só alegria. Em 2000 ele se tornou o melhor do mundo!! Vai Brasil! Culminando no tricampeonado de Roland Garros.
Sei que o Guga é uma fofuura de pessoa, super gentil e querido com seus fãs e adversários, profissional competentíssimo, filho, irmão, marido e será também um pai exemplar, além de ser um lindinho (né Tiemi??? hihi).
E daí que lá em 2000 o Guga, junto com sua família, decidiram oficializar suas inúmeras boas ações em prol dos menos favorecidos e fundaram o IGK, que atende a população de Santa Catarina. São diversos projetos. Como exemplo tem o FAPS – Fundo de Apoio a Projetos Sociais, pelo qual o IGK financia financeira e tecnicamente ações e projetos de integração e inclusão social de pessoas com deficiência, em todo o Estado (SC).
E tem também o Programa Campeões da Vida, né, que é um projeto suuper lindo, que atende cerca de 500 crianças e que visa desenvolver campeões da vida, como o nome já diz, por meio do esporte!
Quem é a presidente do IGK é a liiiiiiinda de tudo da Dona Alice Kuerten, mãe do Guga. Uma mulher super forte e determinada que dedicou sua vida ao próximo.
Sério, vale a pena visitar o site pra conferir de perto como ajudar: http://www.igk.org.br/.
Com o exemplo de um campeão dentro e fora das quadras como o Guga, não tem como os projetos do IGK darem errado!
E Guga, a gente te ama tá!!

 

Protesto em Bogotá 28/11/2011

(Por Gabriela)

Há dias, 30 mil estudantes Colombianos estão nas ruas protestando contra as privatizações e reformas que o governo pretende fazer em relação à educação superior no país. Dentre as diversas cenas registrada ao longo dos diversos protestos, encontramos, com a ajuda da mega xuxu fofa e adorada amiga Maria Clara (a Suiça), estas imagens que registraram estudantes que decidiram abraçar os policiais que faziam a repressão do movimento.

Na última terça feira, os estudantes reunidos resolveram agir em nome do amor e da democracia participativa. Nas ruas eles abraçaram transeuntes, pintaram corações coloridos nos escudos da força de choque da policia, distribuiram panfletos com seus argumentos políticos e se expressaram, livremente, em nome da causa que defendiam. Um lindo dia onde se ouviu a seguinte frase: “Já não queremos alcançar o céu à pauladas, queremos, apenas, participar da política do nosso país”

Essas imagens representam, com perfeição, o pensamento que tentamos difundir no Vibe: o amor é invencível e supera qualquer coisa! Quando entendermos a potência da força que emana do amor, certamente o mundo se tornará um lugar muito melhor para se viver. A única forma inteligente de se acabar com a violência é com respostas de amor. Vamos aplicar essa lição no nosso dia a dia. Vamos responder com amor àqueles que nos repreendem. Vamos ensinar, através das nossas atitudes, que amar é bom e amar desinteressadamente é melhor ainda.

 

A busca do Amor, pelo Amor 25/11/2011

Filed under: Amor,Religião — vibedoamor @ 10:07
Tags: , , , , , , ,

(por Malini DD)

Gente, não sou lá a campeã no inglês né, mas me virinho né, e comecei a ler o lindo livro escrito por Srila Bhakti Raksak Sridhar Deva Goswami Maharaj, o Guru do Guru do meu Guru (“nosso bisavô!”, como diz Kumudini DD hihi), “The loving search for the lost servant”, algo como “A amorosa busca ao devoto perdido” (pra quem quiser baixar, tem aqui em PDF):
E é a coisa mais linda.
Logo de cara, e é isso que eu quero compartilhar aqui com vocês, no prefácio, Guru Maharaj nos conta um pouco sobre esse AMOR em forma de Deus que é Sri Krsna. Conta a história que segue abaixo (perdoem-me pela tradução “livre” ok? ; )
“A busca de Deus pelo Seu devoto perdido é uma busca desesperada e urgente, e, com grande seriedade Krsna surge para nos resgatar e nos levar para casa.
Em Brhad-Bhagavatamrta está escrito que uma vez Krsna e suas vaquinhas estavam retornando da floresta de Vrndavana no final do dia, e um rapaz devoto tinha acabado de atingir a emancipação espiritual e entrou em Vrndavana como um vaqueirinho (rasa sakhya). Vendo Seu devoto há muito perdido, Krishna abraçou-o e ambos desmaiaram em êxtase de tanto amor.
Todos os demais vaqueirinhos amigos de Krsna ficaram espantados, pensando: “Que é isto! Krsna perdeu seus sentidos ao abraçar este recém-chegado? Como é possível! ”
Após ser acordado por (seu irmão) Balarama, entre os olhares atônitos de todos, Krsna conseguiu falou para Seu devoto amigo, recém-chegado, com muito carinho e alegria:
“Por que você demorou tanto? Por que você ficou longe? Por que está vivendo longe de casa por tanto tempo? Como foi possível para você? Como você pode suportar nossa separação? Você me deixou, e foi passar vidas e vidas sem mim? Eu sei dos problemas que você teve que passar até voltar para mim. Você Me procurou por toda parte, e mendigou de casa em casa, foi castigado por muitos, ridicularizado por muitos, e derramou muitas lágrimas por mim. Eu sei de todas essas coisas. Eu estava com você. E agora, depois de tanta dificuldade, você finalmente volta para mim!!”
E quando Krsna voltou para casa, Ele colocou Seu devoto ao Seu lado para a prasada (eles se alimentaram juntos). E é desta forma que um recém-chegado é fervorosamente saudado por Krsna.
Assim, a amorosa busca do Senhor por Seus devotos perdidos é uma busca de Amor, é com o coração. E o coração de Sri Krsna não é um coração normal.
Embora Ele seja completo em todos os aspectos, ainda assim Ele sente as dores da separação que sente de cada um de nós, por menor que sejamos. Apesar de sua posição suprema, Ele tem espaço para cada um de nós em um canto do Seu amoroso coração.
É essa a natureza do infinito, é essa a natureza de Sri Krsna.”

Que feliz isso né?
Ahh… o Amor… ; )
Haribol!!

 

Taj Mahal, o símbolo do Amor 24/11/2011

Filed under: Amor,Artes — vibedoamor @ 09:26
Tags: , , ,


(por Malini DD)
Como assim a gente nunca falou de um dos maiores símbolos do amor do mundo né? Mas a hora chegou, falemos sobre o lindo do Taj Mahal!!
Pra quem tava vivendo em outro planeta nos últimos 400 anos e não sabe, o Taj Mahal é um monumento construído lá na Índia, na cidade de Agra.
Ele demorou mais de 20 anos para ficar pronto (terminou em 1652), e usou a mão de obra de mais de 20 mil homens.
É uma coisa linda de se ver, toda de mármore, e que foi eleita como uma das 7 novas maravilhas do mundo moderno, além de ser patrimônio mundial da humanidade né.
Agora vem o mais lindo. O porquê da construção: essa obra é um monumento ao AMOR. Sim, “o amor do príncipe Shah-Jahan, pela princesa Mumtaz Mahal” (tê tê tê têtêretê!!). Mumtaz Mahal significa “a jóia do palácio”, porque era isso que ela era para seu marido e imperador, Shah-Jahan ; )
O nome dela era Aryumand Banu Begam, e eles tiveram 14 filhinhos. Mas daí, né, ao dar a luz a esse último… bem, ela se foi… E o imperador, com o coração em frangalhos determinou que se construísse o Taj Mahal quase no dia seguinte do falecimento dela, como um palácio-mausoléu digno de sua amada. Por isso o nome, que significa “a coroa de Mahal”, ou seja, a coroa de sua jóia amada.
Os historiadores contam que ele sempre foi suuper apaixonado por ela e que lhe foi fiel por toda a sua vida e, após a sua morte, ficou tão triste, mas tão triste, que não tardou em segui-la. E foi enterrado ao lado de sua esposinha.
Podia até ser triste né, mas não. Porque a gente aqui do Vibe super sabe que a morte não é o fim, né, é só o começo de outra vida. ; )
Então, é só fooofo demais! S2S2! Então, vamos animar issaí! Te te te teterete:

 

Lixo Extraordinário 23/11/2011

(Por Gabriela)

Conversando com a minha querida amiga italiana, a Serena, lembrei que ainda não havia falado do lindo trabalho realizado pelo maior xuxu dos xuxus das artes, o Vik Muniz. O Vik é brasileiro e artista plástico, mas mora há muitos anos nos EStados Unidos. Em 2007 ele resolveu fazer uma exposição diferente e foi parar no maior aterro sanitário da América Latina: Jardim Gramacho, em Duque de Caixas/ Rio de Janeiro. O objetivo era fotografar cenas do aterro e reproduzi-las com materiais recicláveis, coletados in loco. Até ai, inusitado, mas tudo bem…

A parte linda disso tudo foi fazer com que a arte desempenhasse um verdadeiro papel social com um imenso impacto na vida daqueles que participaram da sua produção. Duante dois anos, o Vik conheceu várias histórias de vida dos catadores que trabalham, diuturnamente, dentro do “lixão”. Dentre tantas histórias interessantes, Vik escolheu 7 pessoas que posaram como modelos para suas obras. Porém (há porém) o grande lance é que ele não produziu nada sozinho. Os próprios modelos (os catadores) foram os agentes principais de produção. Eles coletaram os materiais, posaram para as fotos, aprenderam a técnica do Vik e criaram todas as obras que fazem parte desta exposição extraordinária que rodou o mundo.

Mais do que qualquer outra coisa, esse trabalho desenvolveu a auto estima destes homens e mulheres que passaram a se sentir capazes de produzir arte e de identificar um talento especial. Eles se enxergaram lindos nas fotos e talentosos na obra. Segundo eles, trabalhar dentro do lixo, todos os dias, os faz sentir como lixo. Ou seja, o lindo do Vik não só ensinou um ofício como mostrou que é possível sonhar, crescer e desenvolver dons. Nhoi!

Um dos personagens principais dessa história é o Tião Santos, presidente da Associação de Catadores de Lixo do Jardim Gramacho. O Tião surpreende ao dizer que cata livros do lixão, coloca-os atrás da geladeira para secar e, depois, ler. Dentre sua leitura preferida, ele destaca Nietzsche. Tião é um desses grandes caras que enxerga a realidade com outra ótica. Ele percebeu que se começasse a chamar os catadores de lixo de catadores de material reciclável acertaria, diretamente, a auto estima de cada um deles. A idéia deu super certo e hoje todos estes trabalhadores puderam parceber o quanto são importantes para o desenvolvimento sustentável da sociedade e o papel fundamental que desempenham no mundo atual.

O mundo precisa de mais Tiões e Viks que com muita sensibilidade conseguiram mudar suas realidades através do amor! Toda essa história está registrada em um documentário super premiado que mudou a minha vida. O Lixo Extraordinário deu voz à estas pessoas esquecidas e, por isso, vale a pena assistir. É preciso olhar para o lado, reparar no outro e valorizar a missão assumida por cada um de nós sem subestimar nossos irmãos! Lindos!

 

Occupy Wall Street 22/11/2011

Filed under: Amor,Social — vibedoamor @ 09:13
Tags: , , ,


(por Malini DD)

Occupy Wall Street (‘Ocupe Wall Street’) é um movimento maassaa! Que está abalando o mundo, mas que a mídia mundial insiste em fingir que não está acontecendo…

É um protesto contra a influência empresarial na sociedade e no governo dos EUA. Há quem diga que por trás há o megainvestidor George Soros como financiador. Bem… o movimento se posiciona também contra a impunidade dos responsáveis e beneficiários da crise financeira mundial, que, né, começou lá nos EUA.

As manifestações foram inicialmente convocadas pela revista canadense Adbusters e inspira-se nos movimentos árabes pela democracia, especialmente os protestos na Praça Tahrir, no Cairo, que resultaram na Revolução Egípcia de 2011.

As ocupações começaram em 17/09/2011 e continuam até hoje!! SIIM!!

A estratégia do movimento é manter uma ocupação constante em Wall Street, o setor financeiro da cidade de Nova York, em protesto contra a desigualdade social, a ganância empresarial e o sistema capitalista como um todo. As pessoas se organizam em assembleias gerais, nas quais todas podem falar e participar das decisões coletivas. E os manifestantes dizem que a ocupação será mantida pelo tempo que for necessário.
; ) Massa, né?

Em 01/10/2011 o protesto uniu mais de dez mil pessoas, minha gente!! E geral contra o capitalismo e seus efeitos nefastos. E essa vibe pegou geral outros lugares nos EUA mesmo (Boston, Chicago, Los Angeles, Portland, São Francisco, etc.), na Europa (Londres, Paris, Madrid, etc…) e em outras partes do mundo também, AQUI, no Brasil, inclusive!!
Em SP, há o OcupaSampa, com cerca de 100 barracas ocupando o Vale do Anhangabaú, sob o Viaduto do Chá, no Centro da Capital paulista, já há cerca de um mês, em solidariedade ao Occupy Wall Street, em prol da democracia participativa.

E pra quem tá achando estranho porque “nunca ouviu falar do Occupy WS…” e acha que a mídia é boazinha e isso tudo é invenção da cabeça de maconheiro que não tem mais o que fazer, é só jogar no Google, YouTube e etc. que vai se surpreender como tem um monte de gente engajada por aí e que se interessa na construção de um mundo melhor e mais justo. Saca só a galeeera que tá envolvida nisso:

É issaí!

O Occupy WS é incrível porque, pela primeira vez, vemos o povo americano lutando contra o sistema que faz com que eles próprios existam.
Pra maiores informações, seguem os links (a maioria em inglês, porque, né):
http://www.occupytogether.org/ e http://wikioccupy.org/index.php?title=Main_Page

Pra finalizar esse pôster massa que diz: “if you don´t know what´s going on or what we´re talking about turn off the news and tune in to the movement!”, algo como “se você não sabe o que está acontecendo ou sobre o que estamos falando desligue as notícias e sintonize-se com o movimento!”.
Vamos todos lutar por um mundo melhor! ; )

 

Pápás e Mámás 21/11/2011

(Por Gabriela)

E ai que eu tô aqui na República Democrática do Congo, né? Cada dia mais adaptada e vivendo novas experiências. Os olhos curiosos não param de enxergar coisas diferentes e de perceber atitudes inesperadas.

Uma coisa que chama muito a minha atenção é a forma de saudar as pessoas. Quando encontramos alguém que apreciamos, um amigo que gostamos, alguém um pouco mais íntimo, não apertamos sua mão ou o abraçamos. A saudação é feita com as partes superiores da testa que se encontram por 3 vezes. O meu lado esquerdo com o seu direito e vive versa por três repetidas vezes. É muito bonito, é próximo, é como se trocássemos uma energia de sentimento!

Outra coisa bacana é a saudação oral. Quando admiramos alguém, um amigo, um conhecido, um chefe ou qualquer um que desperte um sentimento nobre, chamamos a pessoa de Pápá (para os homens) ou Mámá (para as mulheres). Então, assim, o cozinheiro de casa virou Papá Bavant, a dona da quitanda da esquina virou Mámá, o responsável pela logística virou Papá Michel e assim por diante. Isso também é massa. Aproxima as pessoas, mas sempre com muito respeito.

Sábado é mundialmente conhecido como sendo o dia de feira!!! Fui à feira livre tentar preços mais baratos para minhas compras e a aventura se tornou uma experiência antropológica. Conheci muitas comidas daqui, uns peixes diferentes e uns insetinhos que comemos espetados em um palitinho de churrasco. Fui com a minha saia do Ilê Ayê porque as mulheres daqui sempre se vestem com saias e panos compridos e eu não queria ficar muito diferente. A saia foi o sucesso da feira. As mulheres me pararam para sabem quem tinha me vestido daquela maneira, rs! Eu fui de chinelo (óbvio), mas, com as chuvas, tudo tinha virado lama e ai apareceram o Joye e o Rodri que ensacaram meu pé com sacolinhas de plástico para me proteger. Os dois trabalham, aos sábados e domingos, segurando as compras dos clientes na feira e, durante a semana, estudam!

À noite, muitas organizações foram convidadas para ir ao Festival pela Paz realizado no Instituto Francês da cidade. Um coral acompanhou vários artistas famosos (sim, eu sei que eram famosos porque as pessoas gritavam frenéticamente… assim como eu gritaria para o Fábio Júnior, rs) que cantaram gratuitamente em nome da Paz. A maioria do repertório foi com músicas do Michael Jackson e emocionou. Emocionaram as músicas, mas sobretudo a boa integração entre diferentes povos reunidos. Lindo de se ver! Durante toda a semana terá uma exposição de fotos e alguns eventos culturais ligados à esta mesma temática.

Boa semana para todos vocês Pápás e Mámás da minha vida! “One love, one heart, let´s stay together and feel all right”

 

O VibeDoAmor agora é PONTO COM!! Vibedoamor.com 20/11/2011

Filed under: Amor,Social — vibedoamor @ 11:14
Tags: , ,


(por Malini DD)
Genteee, daí que agora o Vibe é “ponto com”!! Iupiii! Tamos maior felizes! Hihi
Vai mudar alguma coisa? Nãao.
Podemos continuar usando o vibedoamor.worpress.com? Siim!
Só que agora temos também um endereço novinho e curtinho e fofinho pra usar!! Eeeeba!
Então, contamos com vocês pra divulgar ainda mais o nosso amaado VdA! Agora é facinho, vai? Sem desculpa!
Mandem pro seu mailing list (é assim que fala??), repassem pelo Facebook (ée, a gente teeemm: facebook.com/vibedoamor), pelo Twitter (@vibedoamor), por email (ah lá: vibedoamor@gmail.com), por pombo correio, tambor, sinal de fumaça, qualquer coisa, mas vamos que vamos!!
Agora tá facinho demais! Vamos lá:
VibedoAmor.com!
VIBEDOAMOR.COM!
ViBeDoAmOr.com!
Em todas as suas mil variantes! E bora espalhar AMOR por aiií!
S2s2 vibedoamor.com ❤ ❤ (tá, parei! hihi)

 

Movimento Gota D´Água e Xingu Vivo 18/11/2011

(Por Gabriela)

Essa semana rodou loucamente pela internet o vídeo dos atores globais fazendo uma campanha para impedir o avanço das obras da Usina Belo Monte. O vídeo explica como essa obra pode atacar diretamente a nossa biodiversidade, além de mencionar seu custo (surreal!). Precisamos nos unir, enquanto nação, para tentar impedir mais esse sangramento nas nossas riquezas. Essa Usina só sairá se nós deixarmos. Por isso, acessem o site do Movimento Gota D´Água (http://www.movimentogotadagua.com.br/assinatura) e assinem a petição on line! Não demora nem 1 minuto….

O Movimento Gota D’ Água é formado por pessoas que decidiram transformar indignação em ação, envolvendo toda a sociedade ns grandes causas que impactam o país. O Gota D’Água se propõe a ser uma ponte entre organizações dedicadas às causas socioambientais e os artistas ativistas. A paralisação das obras de Belo Monte é a primeira campanha do movimento e seu braço técnico é formado por especialistas ligados a duas organizações de reconhecida importância para a causa: “Movimento Xingu Vivo Para Sempre” e o “Movimento Humanos Direitos”.

Em maio deste ano tive contato com os xuxus do Movimento Xingu Vivo Para Sempre em uma audiência pública que aconteceu em Brasília. É impossível não perceber o sofrimento destas populações que serão brutalmente expulsas de suas terras mãe em nome da construção de uma Usina que, comprovadamente (SIM, existe um grupo de mais de 40 pesquisadores e professores que já comprovaram) não abastecerá o suficiente e não alcançará os números pretendidos. O próprio Ministério Público do Pará já entrou com 9 Ações Civis Públicas mas nenhuma, nunca, foi julgada e a própria Corte Interamericana de Direitos Humanos já se manifestou, ordenando a paralisação das obras e o respeito aos direitos das populações deslocadas mas, infelizmente, não foi ouvida. Então, a bola está conosco! “Vamos precisar de todo mundo, um mais um é sempre mais que dois.”

Bom, a boa nova do momento é foi aberto um canal para que nos unamos em nome desse amor e para que possamos mudar esta realidade! Vamos trabalhar juntos com estes movimentos para tentar recolher o máximo de assinaturas. Vale pedir para todo mundo assinar, pai, mãe, filhos, padrinhos, vizinhas, gringos, amigos, porteiro, carteiro…. Quem sabe alguém nos ouvirá depois disso? Faça a sua parte. Acesse aqui: (http://www.movimentogotadagua.com.br/assinatura) e assine essa petição por um país mais cheio de amor e respeito! E, por fim, fiquem com o videozinho que acabou sendo uma idéia muito bacana para iniciar essa discussão!