Vibe do Amor

Ideias de amor desinteressado

Casas de Justiça e Cidadania 29/10/2011

(Por Gabriela)

Hoje vamos falar da nossa praia, o Direito, esse xuxu disfarçado de capitalista! Recebi, por indicação da minha chefinha e amada irmã caçula, a Nati Langenegger, um boletim das Casas de Justiça e Cidadania que é uma rede integrada de serviços ao cidadão. Os caras oferecem assistência jurídica gratuita e informações processuais, realizam audiências de conciliação pré-processual, emitem documentos importantes e entram com ações de reinserção social de presos e egressos.

Atualmente, o programa está presente em 14 Estados (Amazonas, Amapá, Bahia – uhuu-, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. O objetivo do programa é promover o princípio da cidadania e disseminar práticas voltadas à proteção de direitos fundamentais, além de prover um acesso mais amplo à cultura e à justiça (ai, que nhoi, né?).

O programa Casas de Justiça e Cidadania foi aprovado pelo Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e a sua instalação independe da edição de novas leis. As providências necessárias são simples, desburocratizadas, ágeis, livres dos altos custos e das duras estruturas, além de estar disponível todos os interessados.

Para quem quiser ou precisar entrar em contato basta ligar no (61) 2326-4760 ou mandar uma mensagem para cjc@cnj.jus.br