Vibe do Amor

Ideias de amor desinteressado

Instituto Rukha 20/10/2011

(Por Gabriela)

Ai gente, essa semana eu conheci mais uma dessas incríveis pessoas que reconheceram a sua verdade e apostaram nela. Dessa vez, o xuxu é o Flávio Stadinik. Depois de 16 anos de carreira na área de Marketing, o Flávio resolveu seguir seu coração e enfrentar o desafio do terceiro setor, assumindo a Diretoria Executiva do Instituto Rukha (http://www.rukha.org), que em hebraico significa “Sopro de Vida”, lindo né? O Instituto foi fundado em 2004 e hoje atua no Capão Redondo, Zona Sul de São Paulo e em Ilha Bela.

O Instituto nasceu da indignação em relação à degradação dos valores humanos. Na tentativa de mudar o cenário existente, um grupo de cientistas liderado pelo lindo Dr. Yusaku Soussumi decidiu propor uma abordagem humanística e de caráter científico para a construção de possíveis caminhos que levassem os homens a alcançar, através da transcendência, valores sociais, éticos e morais superiores. Assim, o lindo Instituto Rukha adotou como missão a capacidade de envolver e mobilizar todos os segmentos da sociedade, na intenção de unir os pontos deste grande tecido social. A idéia é levar a inclusão social através da criação de vínculos e redes capazes de deflagrar um processo de participação de todos para provocar a mudança do atual cenário.

O maior e mais lindo projeto do Rukha é o projeto Virada que atua diretamente na vida de crianças, jovens e famílias em situação de risco e trabalho infantil. A idéia aqui é retirar crianças e adolescentes do trabalho nas ruas, garantindo seu ingresso, permanência ou regresso à escola formal, além da inserção em programas de educação complementar. O Instituto faz um forte acompanhamento, in loco, destas famílias e passa a entender suas necessidades, medos e receios. Assim, fica mais fácil desenvolver o chamado vínculo afetivo para ganhar a confiança das famílias e proporcionar uma melhora da sua qualidade de vida. O Rukha acredita que patrocinando o desenvolvimento biológico, psíquico e social das famílias atendidas, gerará condições que viabilizem novos projetos de vida, voltados para a autonomia econômica e social. Há, a gente também acredita nisso!

Existem, ainda, outros projetos como o de Desenvolvimento Local para oferecer apoio institucional e financeiro a entidades e projetos que trabalham o desenvolvimento humano e incentivam o trabalho integrado de todos os atores envolvidos na intenção de atingir objetivos comuns e as ações de mobilização que promovem a reflexão da sociedade, a identificação e a absorção de oportunidades e recursos (humanos, financeiros e institucionais) para serem aplicados diretamente no Projeto Virada e no Desenvolvimento Local.

Lindo, não? O Rukha sempre precisa de parceiros que partilhem destes mesmos ideais para suprir as carências e necessidades de famílias e comunidades. Portanto, se alguém puder ajudar é só entrar no site e buscar contato. Parabéns ao Flávio e à todos que trabalham neste projeto de verdadeiro amor desinteressado! E segue o video institucional para quem quiser saber mais….