Vibe do Amor

Ideias de amor desinteressado

Vidros e Diamantes 18/10/2011

Filed under: Amor,Religião — vibedoamor @ 22:31
Tags: , , ,

(por Malini DD)

Quando eu era bem pequena eu tive contato com um texto que me marcaria por toda essa vida.
Era um texto do Padre Antônio Vieira, jesuíta, humanitário e abolicionista, importante orador barroco do século XVII, famoso por seus sermões.
Nesse texto, há um trecho que agora eu quero compartilhar, pelo qual, por meio de palavras simples, o Pe. Vieira diz muito sobre o amor. Lá vai:

“Os homens não amam aquilo que cuidam que amam.
Por quê? Ou porque o que amam não é o que cuidam; ou porque amam o que verdadeiramente não há.
Quem estima vidros, cuidando que são diamantes, diamantes estima e não vidros; quem ama defeitos, cuidando que são perfeições, perfeições ama, e não defeitos.
Cuidais que amais diamantes de firmeza, e amais vidros de fragilidade; cuidais que amais perfeições angélicas, e amais imperfeições humanas. Logo, os homens não amam o que cuidam que amam.
Donde também se segue que amam o que verdadeiramente não há; porque amam as coisas, não como são, senão como as imaginam; e o que se imagina, e não é, não há no Mundo.”

Ele finaliza dizendo que Deus nos ama como vidros, se somos vidros, e como diamantes, se somos diamantes. E como seria bom desenvolvermos esse amor…

Então, isso é só mais uma coisa pra gente refletir, né. Somente com consciência poderemos alcançar a verdadeira felicidade. Assim, vamos cada vez mais amar com essa consciência.

Haribol!!

 

Deixe um comentário