Vibe do Amor

Ideias de amor desinteressado

Dia Mundial de Erradicação à Pobreza 18/10/2011

(Por Gabriela)

Ontem, dia 17/10 foi o 18° Dia Mundial de Erradicação à Pobreza, um dia de denúncias e um dia para refletirmos a situação do nosso planeta. Cerca de 1300 milhão de pessoas (25% da população mundial) vivem penosamente abaixo do limiar da pobreza (diário igual ou inferior a 1,25 dólares, cerca de 90 cêntimos), aproximadamente 850 milhões sofrem de fome e 30 mil morrem de causas diretamente relacionadas com a pobreza.

Muitas organizações fizeram suas manifestações neste dia. A ONG Um Teto para o Meu País (http://umtetoparameupais.org.br) mobilizou jovens nos 19 países que atua para uma noite ao relento no evento conhecido como “Noite Sem Teto”. Em São Paulo, 250 jovens passaram a noite no Obelisco do Parque Ibirapuera, sob chuva, para denunciar a situação dos 16,2 milhões de brasileiros que vivem nestas condições. A noite foi muito proveitosa, contando com palestras de professores, líderes comunitários e militantes pela defesa do Direito à Moradia.

Outra Organização bacana é a Portuguesa Oikos (http://www.oikos.pt) que também tem como missão a erradicação da pobreza e a redução das desigualdades sociais e econômicas. Eles apostam no envolvimento e na corresponsabilização dos atores sociais para desenvolverem soluções sustentáveis e para que todas as pessoas usufruam do direito a uma vida digna. Desde maio de 2005 a Oikos, com a cooperação da Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento (FLAD), fundou a Campanha Pobreza Zero que conta com várias ações de sensibilização da comunidade e movimentos sociais. A Oikos lançou também um desafio aos portugueses que consistiu em vestir uma peça de roupa branca e escolher uma frase que represente o mundo que queremos. Depois bastou tirar uma fotografia e publicá-la no mural do evento no Facebook “O Mundo que queremos é possível!” (https://www.facebook.com/event.php?eid=188254167916428)

Existe, ainda, uma plataforma chamada Global Call to Action against Poverty – GCAP (http://www.whiteband.org), constituída por várias organizações mundiais, que divulgou o relatório “O mundo que Queremos” para fornecer bons exemplos de quem faz alguma coisa por esta causa nobre (muito vibe, né?).

Graças à força do terceiro setor (brasileiro e internacional), muitas organizações estão trabalhando a fim de promover a inclusão social desta grande maioria. O poder dessa fatia mobilizada da população é o foco do Vibe e acreditamos que muita coisa pode mudar a partir da força e da coragem desses lindos empreendedores sociais. Por outro lado, um dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), assumido em 2000 por 193 governos junto às Nações Unidas visa a redução, pela metade, da pobreza extrema até 2015. Muita coisa melhorou mas estes objetivos ainda estão em risco.

 

2 Responses to “Dia Mundial de Erradicação à Pobreza”

  1. Maria de Fátima Moreira dos Santos Says:

    De facto, é imoral que no nosso século, apesar de todos os avanços científicos e tecnológicos ainda haja pessoas mal nutridas e, pior ainda, que falecem por falta de alimentos. E isso, só acontece devido à ganância desmedida de alguns e à complacência e indiferença de outros. Vamos dar a volta a esta situação e lutar pelo direito à felicidade de todos. Apoio integralmente a vossa causa..
    Fátima Santos

    • vibedoamor Says:

      Fátima, você tem razão!… Infelizmente!… Vamos fazer a nossa parte e lutar por um mundo mais justo e sem fome! Obrigada pela visita, venha sempre! Beijos do Vibe!!


Deixe um comentário