Vibe do Amor

Ideias de amor desinteressado

Vidros e Diamantes 18/10/2011

Filed under: Amor,Religião — vibedoamor @ 22:31
Tags: , , ,

(por Malini DD)

Quando eu era bem pequena eu tive contato com um texto que me marcaria por toda essa vida.
Era um texto do Padre Antônio Vieira, jesuíta, humanitário e abolicionista, importante orador barroco do século XVII, famoso por seus sermões.
Nesse texto, há um trecho que agora eu quero compartilhar, pelo qual, por meio de palavras simples, o Pe. Vieira diz muito sobre o amor. Lá vai:

“Os homens não amam aquilo que cuidam que amam.
Por quê? Ou porque o que amam não é o que cuidam; ou porque amam o que verdadeiramente não há.
Quem estima vidros, cuidando que são diamantes, diamantes estima e não vidros; quem ama defeitos, cuidando que são perfeições, perfeições ama, e não defeitos.
Cuidais que amais diamantes de firmeza, e amais vidros de fragilidade; cuidais que amais perfeições angélicas, e amais imperfeições humanas. Logo, os homens não amam o que cuidam que amam.
Donde também se segue que amam o que verdadeiramente não há; porque amam as coisas, não como são, senão como as imaginam; e o que se imagina, e não é, não há no Mundo.”

Ele finaliza dizendo que Deus nos ama como vidros, se somos vidros, e como diamantes, se somos diamantes. E como seria bom desenvolvermos esse amor…

Então, isso é só mais uma coisa pra gente refletir, né. Somente com consciência poderemos alcançar a verdadeira felicidade. Assim, vamos cada vez mais amar com essa consciência.

Haribol!!

 

Edição EXTRA do Vibe

Filed under: Amor — vibedoamor @ 19:04

(Por Gabriela)

Gente, recebi uma foto de um grande, talentoso e lindo amigo, o Will Leão, que é a cara do Vibe!

Na foto os meninos fazem uma corrente humana para retirar um cachorrinho de dentro do rio. Os meninos se colocaram em risco para salvar o mais vulnerável, o mais fraco. É nisso que acreditamos! Para nós é muito claro que quando nos unimos em prol de uma causa, quando nos ajudamos mutuamente, conseguimos alcançar resultados que, antes, eram tidos como impossíveis.

Além do lindo gesto dos meninos, também queremos dizer que a função do Vibe é divulgar lindas ações como esta, além de projetos bacanas, iniciativas diferentes e pessoas com histórias incríveis. O Vibe se propõe a ser o alto falante daquilo que vem acontecendo de positivo no mundo. Estas boas notícias não são muito divulgadas e, por isso, criamos o Vibe. A idéia aqui é mostrar que tem muita coisa bacana sendo feita e que os seres humanos são solidários e bons na sua natureza. E, o maior objetivo dessa empreitada é chegar no coração de cada leitor, emocionar e inspirar. Mostrar que todos nós podemos fazer alguma coisa em prol do nosso mundo, da redução das desigualdades e da propagação do amor. Cada um com o seu talento pode fazer sua parte!

Vamos espalhar esse amor que salva cachorrinhos do rio para todos!

 

Dia Mundial de Erradicação à Pobreza

(Por Gabriela)

Ontem, dia 17/10 foi o 18° Dia Mundial de Erradicação à Pobreza, um dia de denúncias e um dia para refletirmos a situação do nosso planeta. Cerca de 1300 milhão de pessoas (25% da população mundial) vivem penosamente abaixo do limiar da pobreza (diário igual ou inferior a 1,25 dólares, cerca de 90 cêntimos), aproximadamente 850 milhões sofrem de fome e 30 mil morrem de causas diretamente relacionadas com a pobreza.

Muitas organizações fizeram suas manifestações neste dia. A ONG Um Teto para o Meu País (http://umtetoparameupais.org.br) mobilizou jovens nos 19 países que atua para uma noite ao relento no evento conhecido como “Noite Sem Teto”. Em São Paulo, 250 jovens passaram a noite no Obelisco do Parque Ibirapuera, sob chuva, para denunciar a situação dos 16,2 milhões de brasileiros que vivem nestas condições. A noite foi muito proveitosa, contando com palestras de professores, líderes comunitários e militantes pela defesa do Direito à Moradia.

Outra Organização bacana é a Portuguesa Oikos (http://www.oikos.pt) que também tem como missão a erradicação da pobreza e a redução das desigualdades sociais e econômicas. Eles apostam no envolvimento e na corresponsabilização dos atores sociais para desenvolverem soluções sustentáveis e para que todas as pessoas usufruam do direito a uma vida digna. Desde maio de 2005 a Oikos, com a cooperação da Fundação Luso Americana para o Desenvolvimento (FLAD), fundou a Campanha Pobreza Zero que conta com várias ações de sensibilização da comunidade e movimentos sociais. A Oikos lançou também um desafio aos portugueses que consistiu em vestir uma peça de roupa branca e escolher uma frase que represente o mundo que queremos. Depois bastou tirar uma fotografia e publicá-la no mural do evento no Facebook “O Mundo que queremos é possível!” (https://www.facebook.com/event.php?eid=188254167916428)

Existe, ainda, uma plataforma chamada Global Call to Action against Poverty – GCAP (http://www.whiteband.org), constituída por várias organizações mundiais, que divulgou o relatório “O mundo que Queremos” para fornecer bons exemplos de quem faz alguma coisa por esta causa nobre (muito vibe, né?).

Graças à força do terceiro setor (brasileiro e internacional), muitas organizações estão trabalhando a fim de promover a inclusão social desta grande maioria. O poder dessa fatia mobilizada da população é o foco do Vibe e acreditamos que muita coisa pode mudar a partir da força e da coragem desses lindos empreendedores sociais. Por outro lado, um dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), assumido em 2000 por 193 governos junto às Nações Unidas visa a redução, pela metade, da pobreza extrema até 2015. Muita coisa melhorou mas estes objetivos ainda estão em risco.