Vibe do Amor

Ideias de amor desinteressado

Inclusão ampla e irrestrita 30/09/2011

(Por Gabriela)

Inclusão é nosso tema preferido no Vibe, né? Mas me dei conta de que estávamos negligenciando um espaço muito importante, onde existem muitas ações de amor desinteressado sendo desenvolvidas: A inclusão de pessoas com deficiência! Para falar desse tema separamos três iniciativas diferentes porém, igualmente bacanas!

A primeira é a iniciativa dos colega blogueiros e jornalistas Tancy Costa, Rodrigo Almeida e Luis Daniel. Eles são autores do Guia Inclusivo (http://www.guiainclusivo.com.br), um blog voltado à inclusão de pessoas com deficiência em seus diversos segmentos e que também fala de acessibilidade, políticas públicas e relacionamento interpessoal. O diferencial é que tudo tem uma visão deliciosamente jornalística com o objetivo de disseminar conceitos ainda pouco trabalhados pelos meios tradicionais de comunicação. Para o Luis Daniel, autor do blog, só a partir do momento em que a sociedade deixar de ver as pessoas com deficiência como “coitadinhos” e “super-heróis” por vencer as dificuldades do cotidiano, é que este tipo de inclusão social acontecerá de forma plena.

A segunda luta é travada pela Revista Incluir (http://www.revistaincluir.com.br) que tem seu formato virtual mas que também pode ser adquirida pelo site. O mais legal é que a comunicação aqui é oferecida nos formatos mais difersificados com o objetivo de alcançar toda a população que queira buscar informações. Podemos encontrar artigos sobre comportamento, esporte, educação, lazer e cultura com linguagem e formatos acessíveis. Massa, né?

Por fim, não posso deixar de puxar a sardinha para o meu lado, falando do importante trabalho desenvolvido pelo Instituto Brasileiro dos Direitos das Pessoas com Deficiência – IBDD (http://www.ibdd.org.br). Quando foi fundado, em 1998, o objetivo era ser uma instituição diferente. A motivação era construir um Brasil mais justo e menos desigual através da adaptação do olhar da sociedade sobre a inclusão social e a cidadania das pessoas com deficiência. Hoje o instituto venceu e atende, com excelência, demandas apresentadas por qualquer pessoa com deficiência que esteja em busca de uma realização cotidiana. O Instituto também apresenta demandas jurídicas e administrativas para fazer valer as leis e políticas públicas existentes e patrocina campanhas que visam a inclusão social ampla. Muito lindos, né?

Bom, estes links estão acessíveis à todos e temos muito o que aprender em matéria de direitos e olhares, portanto, fica a recomendação super válida para que todos visitem e se apaixonem!

 

Saúde Legal – Em defesa do direito de todos 29/09/2011

Filed under: Amor,Empreendedorismo,Saúde,Social — vibedoamor @ 10:58
Tags: , , , , ,

(por Malini DD)

É voz corrente que o mais importante é ter saúde e que o resto “a gente corre atrás” né? E a importância da saúde abarca todos os seres, não escolhendo idade ou condição financeira. E, por isso, o Instituto Saúde Legal é “nosso”.

O idealizador é o Vinícius de Abreu, super homem admirável, yogi, agilizado e advogado (siim!, mais um pra melhorar nossa imagem!), que, tocado pela visão de amor e esquecimento de si mesmo, decidiu agir.

E tudo veio de uma necessidade constatada. Vejam: sabemos de cor quem procurar quando presenciamos um incêndio ou quando somos assaltados. Bombeiro, polícia, … Mas quem procurar quando precisamos internar um parente e não há vagas no hospital? Quando precisamos de um remédio que o SUS não nos fornece? Quando o plano de saúde não “cobre”algo? Enfim, quem procuramos nas mais diversas questões relacionadas à saúde, pública ou privada?

Ao não encontrar respostas para essas perguntas o Vinícius fechou seu escritório de advocacia e abriu o “Saúde Legal”, uma associação de defesa dos usuários de Saúde Pública (SUS) e particular (convênios), verdadeiro canal de informação, orientação e mudança para quem o procura.

E essa mudança pode se traduzir na vida de alguém em sofrimento ou até mesmo em risco de morte, por meio de auxílio nas internações em hospitais públicos, privados, ou no serviço “home care”, questões com cobertura de planos de saúde, orientação na obtenção de medicamentos de alto preço para a população, bem como por meio das denúncias que o Saúde Legal faz para o Ministério Público, informando situações vividas por colaboradores da ONG.

Tá que recentemente (https://vibedoamor.wordpress.com/2011/09/24/o-sus/) nos desmanchamos de amores pelo SUS, né, mas é que às vezes dá chabú, e é aí que o SL entra em ação : ).

E o Saúde Legal é suuper novo, fundada em 2005, vive de doações (torne-se um associado!!) e do trabalho de quem acredita na necessidade de proteção a quem não tem voz. Ou acha que não tem. Aqui é o canal.
Eles também tem um serviço beem legal de locação de salas para terapias!! Por um preço bem acessível, alugam o espaço aqui na Av. Paulista, por hora. Vale conferir no site super novo e bem feito: http://www.saudelegal.org/, onde há os dados de contato.
No site tem diversos artigos muito interessantes e úteis, com questões que certamente auxiliarão alguém que conhecemos. E tem também o Twitter: @saudelegal!

Segue um vídeo bem esclarecedor sobre o trabalho deles:

Saúde Legal é o verdadeiro “braço amigo” para todos nós. Exemplo de trabalho desinteressado e de suma importância, pois é único no que se presta. Também por isso, vamos fazer a nossa parte e divulgar essa ideia!!

 

Operação Sorriso 27/09/2011

(Por Gabriela)

Hoje vou falar de uma das melhores coisas do mundo: SORRIR!!!! É tão gostoso né? Através da indicação do fotógrafo e voluntário Edgar de Brito, conhecemos a missão de fazer o mundo sorrir, defendida pelos fofos da ONG Operação Sorriso (http://www.operationsmile.org.br/novo/) que se identificam como sendo uma força mobilizada de profissionais da saúde e corações dedicados em oferecer segurança e cirurgias reconstrutivas para crianças que nasceram com deformidades faciais, tais como a fissura lábio-palatina.

Mais de 200.000 crianças nascem por ano no mundo acometidas pela fissura labial. Somente no Brasil estima-se que sejam mais de 5.600 e todas enfrentam severas dificuldades para se alimentar, falar, socializar-se ou mesmo sorrir. E, para agravar esta situação, na maioria dos casos, os pais não têm condições de pagar pela cirurgia que elas tanto necessitam. E é exatamente aí que esta organização trabalha desde 1982. São lindos voluntários que realizam cirurgias gratuitas em crianças em mais de 50 países, devolvendo a elas o sorriso e a esperança de um futuro melhor. Hoje, mais de 160.000 crianças já foram operadas, sendo mais de 3.500 somente no Brasil. São 45 minutos que transformam, para sempre, a vida destes pequeninos.

O forte desta organização é a missão de sensibilizar a população acerca deste problema e gerar um efeito em cadeia, na intenção de propagar a esperança e o espírito de fazer o bem em sua família, na sua comunidade e no país. Ou seja, um lindo exemplo do puro amor desinteressado que tanto buscamos! No fim dos programas, o que fica para as comunidades é o legado da educação e do treinamento continuado dos profissionais de Saúde. A idéia mais rica é gerar a sustentabilidade local de atendimento e aumentar, sempre, a quantidade de crianças atendidas. Para aqueles que querem se voluntariar, conhecer melhor e ajudar esta organização basta se inscrever via internet http://www.operationsmile.org.br/novo/como-ajudar/doe-um-sorriso

Através do sorriso de uma criança podemos promover a igualdade, a inclusão social e fazer do mundo um lugar melhor.

 

Sinais de amor 26/09/2011

Filed under: Amor — vibedoamor @ 00:04
Tags: , ,

(por Malini DD)

Feliz segunda-feira!! Vamos começar bem essa linda semana com esse videozinho xuxu que caiu no meu colo ontem.

É um curta de 12 minutos que conta como um rapaz e uma moça se conhecem, o começo fofinho de uma história de amor que tem tudo pra dar certo, porque começa com liberdade, respeito e caaaalma, minha gente. ; )
De uma forma muuito querida, o curta fala da importância dos sinais. Por vezes, no amor, as palavras contam menos do que os sinais e as ações.

Lá vai, vale a pena amar de novo e sempre. Esse sentimento que muda mesmo a vida de quem a ele se entrega.
Inspirem-se, declarem-se, vamos que vamos!!

“Um dia alguém vai entrar na sua vida e te fazer entender porque nunca deu certo com ninguém antes”. Entendeu? : )

Haribol!!

 

O SUS 24/09/2011

(Por Gabriela)

Precisei usar o Sistema Único de Saúde (SUS) em São Paulo e fiquei positivamente muito impressionada. As notícias que recebemos pelos meios de comunicação são tão amendrontadoras que nem pisamos nas mal faladas Unidades Básicas de Saúde – UBS. Porém, é com muita satisfação que eu venho informar que além de ter sido extremamente bem tratada, me deparei com uma grande organização e uma boa celeridade nos processos. Acho que se o cidadão tivesse conhecimento de tudo o que é feito pelo SUS, ninguém pagaria um plano de saúde (talvez seja esse o problema!)

Mesmo sendo uma fiel crente no poder do terceiro setor, totalmente independente das ações governamentais, venho, publicamente, enaltecer a maior política de inclusão social que existe desde 1988, após a redemocratização do nosso país. Foi só nessa época que a saúde passou a ser reconhecida como um direito social, sendo constitucionalmente garantida. A atuação do SUS abrange desde o simples atendimento ambulatorial até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país, ou seja, quase 200 milhões de brasileiros. Além de oferecer consultas, exames e internações, o Sistema também tem tecnologia de ponta e é reconhecido pela qualidade dos muitos tratamentos que são oferecidos, além das campanhas de vacinação e ações de prevenção, de vigilância sanitária, vigilância epidemiológica e vigilância ambiental. E além, além, alem de tuuuuudo isso ainda existem as fundações e institutos de pesquisa, como a FIOCRUZ: Fundação Oswaldo Cruz e o Instituto Vital Brazil. Ou seja, eles ainda exportam o conhecimento!

De acordo com pesquisas, mais de 90% da população brasileira é usuária de alguma forma do SUS. Óbvio que o serviço não pode atingir toda a população com a mesma excelência, até porque com as imensas disparidades sociais e regionais que vivemos, as necessidades de saúde variam bastante. Mas confesso que fiquei feliz em saber que, pelo menos em São Paulo, estamos no bom caminho.

E pretendendo buscar soluções para os problemas que ainda enfrentam, o SUS criou um programa muito bacana chamado HumanizaSUS (Política Nacional de HUmanização) e também conta com a pesquisa de qualidade conhecida como QualiSUS. Vai Brasiiiiiiiiiiiiiiiiil!

A saúde é um direito de todos e os profissionais que trabalham na rede pública estão de parabéns por esta doação! Este post é dedicado ao Luciano e para a Rosângela, profissionais super fofos e dedicados que trabalham na área de imunização da UBS do Humaitá em São Paulo. E também dedico ao amigo Rafael de la Torre, profundo defensor do sistema.

 

Dia Mundial do Coração!! 23/09/2011

Filed under: Amor,Saúde — vibedoamor @ 12:33
Tags: , , , ,


(por Malini DD)

Daí que dia 25/09, nesse domingo, comemora-se o Dia Mundial do Coração!
Tá, a gente sabe que pra maioria é o dia do “músculo involuntário que pulsa por você”, que não tem nada a ver com amor e o sentimento e tals. Maaaas, pra gente tem a ver sim senhor!!

Afinal, quando a gente sente uma suuper alegria é o nosso coração que parece que vai sair por aí de tantos “pulinhos” que ele dá né.

Quando estamos calmamente felizes é no nosso coração que sentimos aquela quenturinha que só o amor dá.

E é por isso que devemos ser gratas a ele. E é por isso também que temos que cuidar muito bem do nosso coração. E comemorar o seu dia!!
Mas cuidar bem do coração não é só comer Becel, viu.

Para fazermos um verdadeiro carinho ao nosso coração a gente só tem que ouvir mais o que ele diz. E ele não fala só tum-tum. Ele diz muito.
Ele nos diz seempre que rezar, agradecer, perdoar, amar a gente e cuidar da gente faz bem pra ele (sabe aquela das aeromoças no avião de que “primeiro ponha o oxigênio em você e depois no outro”?)
Fala também que cuidar das pessoas em geral, da família, dos amigos, da natureza, do planeta, também faz suuper bem.
Trabalhar menos, trabalhar com o que se ama, trabalhar com quem se ama, isso tudo, faz bem ao coração. Tirar férias também!!
Aprender a dizer não e a dizer sim na hora certa de cada um, faz bem ao coração.
Fazer as refeições calmas e conscientes!
Dormir o suficiente, refletir, meditar, exercitar-se (yoga!!), acalmar-se, ouvir boa música.
Dividir, compartilhar, amaar!

Se conscientizar que “tempo é amor” e “amor é liberdade”, isso sim, faz muuuito bem ao coração!!

E, como diz o lindo do Arnaldo Antunes nessa música liinda:

“Ouça o barulhinho que o tempo, no seu peito, faz (…) Atenção para escutar o que você quer saber de verdade.” (videozinho com fotinhos meio estilo karaokê né, mas a música vale, aí em baixo:)

Então, Feliz dia do coração!!

 

Dia Internacional da Paz! 22/09/2011

Filed under: Amor,Social — vibedoamor @ 00:07
Tags: , , , ,

(Por Gabriela)

E ontem foi o Dia Internacional da Paz! Há vinte e cinco anos, a Assembleia Geral da ONU acatou o pedido do inglês disléxico Jeremy Gilley, autor e realizador do documentário Peace One Day (Paz em um dia) e decretou, oficialmente, este dia de cessar-fogo e de não violência em todo o mundo. Para seu filme, o fofo do Jeremy viajou os quatro cantos do mundo ouvindo as opiniões e necessidades de jovens homens, professores, muitas mulheres e trabalhadores humanitários. Todos afirmaram que a criação de um dia pela paz seria uma grande oportunidade e um ponto de partida para muitas outras bandeiras que ainda precisavam ser levantadas e ele decidiu ser o porta voz dessa galera junto à ONU… e funcionou!

Desde então, o mundo tem celebrado este dia, com a objetivo de promover ações efetivas a favor da paz. É um dia para lembrar o impacto que todos nós podemos ter, como indivíduos, para fazer do mundo um lugar mais pacífico. Em 2009, no dia 21 de setembro, milhares de crianças puderam ser vacinadas contra a Pólio no Afeganistão, graças ao cessar fogo das armas. A luta do Jeremy é não deixar que esta vire apenas uma data simbólica e, para isso, na arena O2 de Londres, foi lançado o programa “Trégua Global 2012”, sendo considerado como o maior apelo à paz que o mundo já viu (http://www.peaceoneday.org).

A linda idéia que motiva estes pacificadores é pedir que líderes mundiais assinem, em 21 de setembro de 2012, um acordo que prevê o cessar-fogo global. O documento defende o princípio de não atear fogo aos mais vulneráveis. O objetivo aqui é reduzir a violência registrada na história mundial, tanto a nível nacional, quanto internacional. E é aqui que nós, militantes da paz e do amor, ajudamos a inspirar os governos para que todos se envolvam.

Todos nós podemos ajudar esta causa nhoi nhoi nhoi convidando todos os nossos conhecidos para assinar o compromisso Trégua Global neste link: http://action.peaceoneday.org/inspire-peace. E, como motivação, pensem em como seria bacana deixar um mundo de paz para os nossos filhos ao invés de um histórico marcado pelo sofrimento e pela guerra.

A campanha Trégua Global 2012 não é só do Jeremy e pertence a todos nós que temos um importante papel a desempenhar para o fim da violência nos lares, escolas, comunidades e entre as nações. Essa é uma prova de amor desinteressado em nível planetário, ou seja, é a vibe se perpetuando! Há, e a campanha também tem uma página no facebook para ser curtida: https://www.facebook.com/peaceoneday. Ajudem a transformar o dia internacional da paz na década da paz, no milênio da paz e na eternidade com paz! NÓS PODEMOS CRIAR A PAZ

 

Projeto Quixote 21/09/2011

Filed under: Amor,Artes,Social — vibedoamor @ 00:41
Tags: , , ,


(por Malini DD)

O Projeto Quixote é uma coisa linda de se ver!! Fica ali na Aclimação/Vila Mariana (eita bairrinho bom pra ideias de amor desinteressado né? : ), e é uma Organização sem fins lucrativos que, desde 1996, cuida de crianças e jovens em situação de risco social.

O QXT atua também na área central da nossa cidade, fazendo um trabalho essencial na região conhecida como “Cracolândia”.
Eles dão toda estrutura material, psicológica e emocional para a mudança da vida e da perspectiva dessas crianças.

O Projeto envolve o atendimento do jovem, de sua família, bem como a comunidade como um todo.
Quem quiser saber mais sobre o QXT, vale assistir esse vídeo esclarecedor:

Os números do Projeto Quixote dão ânimo!! Eles já atenderam mais de 10 mil crianças e isso cresce a cada dia!

Há atendimento individualizado da criança e, logo de cara, após um período de adaptação o QXT constrói, junto com o menor, o “projeto de vida” para cada uma delas. Após essa definição, eles iniciam a execução desse projeto. E, nisso, inclui-se a reinserção do jovem no mundo.

Para o jovem há o “Programa Educação para o Trabalho”, para suas famílias há o “Programa de Geração de Renda” e o “Grupo de Mães Multiplicadoras”. E isso tudo, sempre permeado pelo cuidado clínico, pois o Projeto Quixote é vinculado à UNIFESP e está repleto dos mais excelentes profissionais das mais diversas áreas da saúde, especialmente no que toca à saúde mental desses irmãozinhos.

Vale a pena conferir os detalhes desse lindo trabalho no site do Projeto: http://www.projetoquixote.org.br/ e segui-los no Twitter (@ProjetoQuixote).

Para ajudar o QXT a continuar em sua espetacular missão de amor, podemos ajudar de várias formas: doações esporádicas, mensais (a partir de R$ 20,00), comprando produtos fabricados por eles ou ainda contratando a Agência Quixote Spray Arte, que faz belíssimos trabalhos com grafitti!! (Vale dar um pulinho aqui: http://www.flickr.com/photos/agenciaqxtsprayarte – e ver alguns dos trabalhos deles).

Parabéns ao Projeto Quixote! Estamos apaixonadas por essa associação de gente de bem, que muda meesmo a vida de quem passa por ela.

 

Obras Sociais Irmã Dulce 20/09/2011

(Por Gabriela)

Me dei conta da vergonha de, como boa baiana, ainda não ter falado de uma fonte de amor inesgotável que é a nossa Irmã Dulce. Ela nasceu em 1914 e morreu em 1992, tendo vivido 30 anos da sua vida com 70% da capacidade respiratória comprometida. Porém, isso não foi capaz de impedir que ela construísse e mantivesse uma das maiores e mais respeitadas instituições filantrópicas do país. Ela sempre disse que O amor supera todos os obstáculos, todos os sacrifícios. Por mais que fizermos, tudo é pouco diante do que Deus faz por nós.

Aos 13 anos, ela já havia transformado a casa da família em um centro de atendimento a pessoas carentes. Em 1933, logo após a sua formatura como professora, entrou para a Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus e pouco mais de um ano depois foi ordenada freira. A primeira missão de Irmã Dulce foi ensinar em um colégio mantido pela sua congregação em Salvador. Mas, a sua verdadeira missão sempre esteve ligada ao trabalho com os pobres.

Os primeiros anos do trabalho da jovem missionária foram intensos. Em 1936, ela fundou a União Operária São Francisco, primeiro movimento cristão operário da Bahia. Em 1937, fundou o Círculo Operário da Bahia e em 1939 inaugurou o Colégio Santo Antônio, escola pública voltada para operários e filhos de operários. Nesse mesmo ano, Irmã Dulce invadiu cinco casas na Ilha dos Ratos, para abrigar doentes que recolhia nas ruas, porém logo foi expulsa da ilha e peregrinou durante uma década, levando os seus doentes por vários lugares. Por fim, instalou os doentes no galinheiro do Convento Santo Antônio, que improvisou em albergue e que deu origem ao atual Hospital Santo Antonio.

Hoje este é um complexo médico, social e educacional de excelência que mantém suas portas abertas para os pobres da Bahia e do Brasil. O atendimento médico conta com especialização geriátrica, cirurgica, hospital infantil, centro de atendimento e tratamento de alcoolismo, clínica feminina, unidade de coleta e transfusão de sangue, laboratórios e um centro de reabilitação e prevenção de deficiências. E eu ainda tenho uma linda amiga que trabalhou e contribuiu para esta obra por muitos anos e eu morro de orgulho dela, né Evelina Augusta?

As obras dessa santinha são muitas e são verdadeiras políticas públicas que merecem ser estudadas e espalhadas pelo resto do país. Tudo pode ser pesquisado no site http://www.irmadulce.org.br e para aqueles que querem e podem se voluntariar, existe um link específico para inscrições. Lindo é participar e poder acompanhar essa enxurrada de amor que lavou a Bahia e o Brasil. Queremos MUITO ser Irmã Dulce!

 

Quero ser Nelson Mandela!! 19/09/2011


(por Malini DD)

Daí que hoje, a segundona mais linda de todas, vamos começar bem a semana, falando de mais um liiindo advogado (siiim, ele tambéeem éee!!)!!

O super Nelson Mandela que nasceu na África do Sul, em 18/07/1918. E foi o primeiro membro de sua família a freqüentar a escola, sendo lá que passou a ser chamado de “Nelson”, em inglês.

Ele sempre deu demonstrações de engajamento político e social. Tanto é que já na faculdade de Direito, Mandela foi expulso por participar do movimento estudantil, tendo que concluir seus estudos em outra escola, essa em Johanesburgo. E foi então que ele se tornou o principal representante da luta contra o apartheid, que negava aos negros (maioria da população), mestiços e indianos (uma expressiva colônia de imigrantes) direitos políticos, sociais e econômicos.

Em 1942 ele se uniu ao CNA (Congresso Nacional Africano), mas, mesmo com toda organização, o partido contrário, dos afrikaners (Partido Nacional), venceu as eleições em 1948.

Nessas a perseguição ao Mandela se intensificou culminando em sua prisão por cinco anos, em 1962. E sua posterior prisão perpétua em 1964, por sabotagem.

Daí que Nelson Mandela passou 27 anos (é, 27!) preso, e, nesse período a luta por sua libertação tornou-se símbolo da luta contra o apartheid com o lema “Libertem Nelson Mandela”, que rodou o mundo. Esse empenho culminou em sua libertação em 11/02/1990, já aos 72 anos.
Após isso, de 1991 a 1997 como presidente da CNA e de 1994 a 1999 como presidente da África do Sul, Mandela comandou a transição do regime de minoria no comando, o apartheid, ganhando respeito internacional por sua luta em prol da reconciliação interna e externa.

Ah! E em 1993, o super Madiba, como também é conhecido (título honorário dado em seu clã), recebeu o Prêmio Nobel da Paz naquele ano e, em 2004, aos 85 anos, ele se “aposentou” da política, comprometendo-se, contudo, a sempre lutar pelo justo!

Hoje, aos 93 anos, Mandela continua ativo, estando as suas mais recentes ações divulgadas no site da Fundação Nelson Mandela: http://www.nelsonmandela.org/index.php.
E, nesse último aniversário dele, foi decretado pelas Nações Unidas, o dia 18/07 como o “Dia Internacional de Nelson Mandela” e nesse dia a ONU incentivou o mundo a fazer 67 minutos de serviço comunitário – um minuto para cada ano de serviço prestado por ele para a humanidade.

Nós podemos mudar o mundo e torná-lo um lugar melhor. Está em nossas mãos fazer a diferença” (Nelson Mandela)

Entendeu? Não é à toa que queremos ser Nelson Mandela!… Vida longa, Madiba!!